O Feedback é uma “conduta” essencial no processo ensino – aprendizagem.
Dependendo da relação/ interação em que se estabelece entre os pares educativos - professor/ aluno, torna-se um ambiente agradável, confiante e cria-se um comportamento de interação harmoniosa e produtiva.
A informação postada no feedback interage com o conhecimento prévio e promovendo assim a aprendizagem.
Há algumas classificações de feedback na Ead : Feedback informal , Feedback formal, Feedback direto e Feedback indireto .
O Feedback informal na EaD normalmente é utilizada a comunicação por e-mail, fórum ou Chat, quando o professor/tutor dá uma resposta na discussão para estimular a participação ou corrigir o rumo.
Já o Feedback formal é encontrado nas respostas aos exercícios de fixação, na avaliação final, nos medidores de desempenho.
Feedback Direto é aquele em que a comunicação ocorre direcionada diretamente ao aluno ou ao grupo
Já o Feedback Indireto: Não menciona nomes nem tarefas específicas é uma comunicação mais abrangente.
Segundo o autor Shute (2008, p.153), é mais interessante que o tutor opte por uma visão de feedback formativo.
Um feedback formativo adequado, segundo a autora, é aquele que pode modificar significativamente os resultados do aprendiz e, para tanto, ele deve ser enviado de forma correta e fatores como tempo, quantidade de informação e, sobretudo, linguagem utilizada, são cruciais para podermos definir o que significa "de forma correta".
Quando o professor Tutor interage diretamente ao seu aluno, o educando se sente mais seguro, e principalmente, confiante de que não está sozinho no processo de ensino –aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário