segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Interação entre os Pares Educativos

Quando o assunto é educar, eu acredito que a interação é um dos fatores essenciais, e em se tratando do Ensino Virtual, a interação se torna ainda mais importante para o sucesso do processo de ensino aprendizagem.
Em minha opinião, interagir, seja com o Tutor (professor), seja com os colegas ou alunos; não significa apenas responder às postagens realizadas. Nesse processo de interação o mais importante é responder as atividades e dúvidas de forma reflexiva, articulada, à discussão em pauta.
É imprescindível que o aluno obtenha uma resposta coesa, convincente, alinhada com conhecimentos de acordo com o assunto ou dúvida em questão.
As respostas não devem ser monossilábicas, Deve ter muito cuidado ao redigir os textos (respostas), evitar os erros ortográficos e de concordância no momento de digitação.
É de suma importância que o professor Tutor propicie momentos permanentes de diálogo, sabendo ouvir e sempre estabelecer um contato profissional, porém com afetividade e respeito às individualidades de cada aluno, “vendo” que por trás daquela “tela de computador”-hardware há um ser humano pensante dotado de valores, capaz! dotado de habilidades e competências ,  que precisa ter suas particularidades respeitadas sentir-se seguro bem como confiante diante da interação que se estabelece entre o professor e aluno, afim de que o educando possa buscar melhorias na qualidade de vida, de participação de tomada de consciência e de elaboração dos próprios projetos.
Segue abaixo mais informações que um Professor Tutor deve procurar seguir a fim de estabelecer uma interação de qualidade e harmoniosa com o seu aluno.

Principais atividades desenvolvidas pelo professor-tutor à distância:


● Interagir com alunos, professores-tutores presenciais e professores a distância por mensagens relacionadas aos processos, tais como descrições sobre a ordem das atividades, pedidos de envio de tarefas realizadas, orientações quando alunos se mostram confusos a respeito dos próximos passos e indicações sobre como a turma deve se organizar, dentre outros.

● Propiciar dicas técnicas tais como orientações sobre o uso de softwares, hardwares, como enviar arquivos anexos, formatação de textos ou imagens e acesso a sites, dentre outros.

●Orientar quanto ao comportamento esperado dos alunos, informando sobre código de conduta, diretrizes contra plágios, palavreado indevido e regras de boa convivência nas relações mediadas pela internet ou e-mails.

●Esclarecer dúvidas, questionamentos, sugestões e observações dadas por alunos e professores-tutores presenciais sobre atividades ou materiais didáticos disponibilizados.

●Emitir mensagens escritas com clareza, que remetam às questões enfocadas, gramaticalmente corretas, objetivas, mas não monossilábicas.

● Usar exemplos para estimular a discussão, sem tornar o ambiente virtual de aprendizagem num consultório de terapia, mas capaz de humanizar as relações.

● Ser amigável, educado, profissional e atencioso nas interações.

● Dialogar com uma variedade de alunos e não se concentrar em apenas um grupo ou indivíduo.

● Elaborar novidades a partir da participação dos alunos e acrescentar outros estímulos à discussão sempre que possível.

● Manter a turma focada nos objetivos de aprendizagem propostos, sem abrir mão da empatia.

 ●Acompanhar alunos para que não se ausentem do espaço virtual por mais de uma semana. 

 ●Emitir comentários específicos, detalhados e construtivos a respeito de atividades entregues por alunos, que orientem quanto a possíveis melhoras tanto no presente quanto em futuros trabalhos.

 ●Conhecer detalhadamente os materiais, as teleaulas, as atividades, os procedimentos didáticos e os recursos tecnológicos da disciplina ou módulo.

● Auxiliar os professores a distância na realização de trabalhos, na seleção e organização de materiais de apoio que dêem sustentação teórica qualificada para o desenvolvimento do curso.

● Estudar previamente o material didático relacionado às respectivas teleaulas.

No próximo texto irei discorrer um breve resumo sobre minha primeira aula no curso a Distância com ensino de Metodologia e Gestão em EaD

Nenhum comentário:

Postar um comentário