sábado, 17 de setembro de 2011

Educação e Tecnologia: Interligando Conceitos





Educação e Tecnologia: Interligando Conceitos



Olá amigos, novamente retomo ao meu Blog para deixar aqui, um texto registrado a fim de podermos trocar experiências, não somente no que diz respeito à EAD, mas também a Educação de modo geral.
Este texto em específico trata-se de uma pesquisa realizada e o mesmo se desencadeou em cumprimento de uma Web Quest individual solicitada pela Professora Especialista Carolina Abdala, cuja profissional ministra a disciplina Marketing Ambiental, do curso de Pós-graduação de Gestão Ambiental que estudo na Anhanguera Educacional de Leme/ SP.
Antes de definir o que vem a ser Marketing Ambiental e quais implicações do mesmo no contexto educacional bem como para a sociedade, inicio definindo o que vem a ser o tão comentado conceito de “Sustentabilidade”.
Segundo o Wikipédia, a enciclopédia livre; O termo "sustentável" provém do latim sustentare (sustentar; defender; favorecer, apoiar; conservar, cuidar). Segundo o Relatório de Brundtland(1987), o uso sustentável dos recursos naturais deve "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a possibilidade das gerações futuras de suprir as suas".
Eu diria que em outras palavras, “Sustentabilidade significa cuidar hoje, pensando no amanhã”.
Então fazendo um gancho de Sustentabilidade avanço para a definição do que vem a ser Marketing Ambiental;
Existem muitas definições de marketing. As melhores definições são focadas na orientação e satisfação das necessidades do cliente.
Marketing é o processo social pelo qual indivíduos e grupos obtêm o que eles querem e precisam através da criação e troca de produtos e valores com outros (Kotler).
Marketing é o gerenciamento de processos que define, antecipa e satisfaz as exigências do cliente lucrativamente -  The Chartered Institute of Marketing (CIM)
A definição do CIM (o mesmo que a definição do conceito de marketing de Barwell) não procura identificar as necessidades do consumidor, mas também em satisfazê-los (curto prazo) e antecipá-los no futuro (longo prazo de retenção).

O produto certo, no lugar certo, na hora certa, no preço certo – ( Adcock ).

Esta é uma definição vigorosa e realista que usa os Quatro Ps de McCarthy.
Marketing é essencialmente sobre a união de recursos de uma organização de modo que alcancem as necessidades de mudança do cliente o qual a organização depende. (Palmer)

O Marketing ambiental, também chamado de "Marketing Verde" é destinado a minimizar os efeitos negativos sobre o ambiente físico ou melhorar a sua qualidade. Em um estudo, 93 % dos adultos disseram que o impacto ambiental provocado por um produto definia suas decisões de compra (Churchill, 2000).
Esta nova ferramenta mercadológica visa atingir um determinado nicho de mercado trazendo vantagens competitivas para as empresas ambientalmente corretas. O novo nicho consumidor se vê altamente sensibilizado ao perceber que nos processos de produção de determinado produto/serviço existe uma consciência ecológica ao produzir seus bens ou serviços.
Após as definições realizadas acima, busquei refletir no seguinte sentido.
Nos dias atuais, cada vez mais as empresas tem se preocupado com a sua imagem, assim como também estão preocupadas com o que seus consumidores pensam das mesmas. Por sua vez, os consumidores têm se preocupado com a procedência do produto que estão adquirindo no mercado, preocupações estas que visam também analisar até que ponto as empresas tem procurado minimizar seus impactos causados no ambiente, ou quais as suas “soluções” aos seus resíduos (sólidos ou líquidos produzidos) tem sido eficazes. Com todas essas preocupações/ações, as empresas também se preocupam em contratar pessoas criativas que saibam apresentar propostas eficazes e inteligentes para atuarem no mercado de trabalho e essencialmente em prol a empresa, para tanto, é neste ponto que entro com o enfoque da educação, educação esta em específico àquela formal, aquela que se inicia nas primeiras etapas do ensino tanto na educação infantil até fundamental, médio e superior. A base para toda e qualquer função bem sucedida de um profissional inserido no mercado de trabalho, advem da escola e por seguinte, sem dúvida o individuo,continua em constante aprimoramento aos estudos, visando atualizar o conhecimento, é aquela pessoa que está “antenada” aos fatos, que realiza sempre leituras de diferentes textos e de diferentes veículos de comunicação e que sabe analisar essa informação com olhar critico e reflexivo.
Portanto, para sermos bons aprendizes na educação formal, não importa se seja ela na modalidade EAD, ou seja, na modalidade Presencial, o que importa é que sejamos conscientes de nossos atos e responsabilidades e consequentemente saberemos atuar no mercado de trabalho independente da escolha da área que iremos atuar em específico, o que importa é saber que, independente das nossas funções, todas elas precisam de um ambiente saudável, agradável e equilibrado, portanto, pensar as questões ambientais, não cabe apenas a um Gestor formado na área Ambiental, mas as mais “humildes” das funções têm a sua relevância e precisa ser orientada para tais preocupações, é neste contexto que o Marketing Ambiental deve ser introduzido, visando uma transparência, no produto, sua imagem, e favorecendo inovações que visem beneficiar não só Quem produz (vende) ou Quem compra (consumidor), mas essencialmente transcender suas preocupações com o Meio Ambiente.


Ampliando Conhecimentos:





2 comentários:

  1. Concordo quando descreve que a educação formal deve ser aplicada de forma consciente e sustentável, não importando onde foi adquirida, presencialmente ou a distância.
    Atualmente as pessoas estão adquirindo um perfil crítico e com isso o Marketing Ambiental ganha espaço pois o consumo passa a ser consciente e as políticas ambientais começam a ser respeitadas e colocadas em prática.

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  2. Olá Priscila.
    Penso que o caminho do marketing ambiental precisa ser melhor explorado pelas empresas, não somente como ferramenta de publicidade de seus produtos ecologicamente corretos ou menos poluentes, mas também como mudança pensamento atual. Essa participação deve ser além do padrão atual. Há muitas empresas já trabalhando essa questão de forma holística, mas a maioria ainda pensa muito no "capitalismo ambiental".

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